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Curso grátis gestão de documentos e arquivística

Gestão de documentos e arquivística. É a partir da gestão de documentos que podemos fazer um correto arquivamento.  Portanto, o conhecimento deste assunto é vital.

A gestão de documentos está ligada ao uso de técnicas arquivística, que ajudam na localização, o acesso direto a informações, o relacionamento com demais documentos evitam perdas, prazos e acúmulos desnecessários.

Vamos começar falando da escrita que é um conjunto de símbolos dos quais nos servimos para representar e fixar a linguagem falada.

Gestão de Documentos e Arquivística

Já a gestão de documentos é o um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliações e arquivamento em fase corrente ou intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

A gestão de documentos tem como objetivo principal:

Organizar a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos de modo eficiente;

Agilizar a eliminação de documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal, histórico e/ou científico

Assegurar o acesso à informação governamental quando e onde se fizer necessária ao governo e aos cidadãos;

Garantir a preservação e o acesso aos documentos de caráter permanente.

Os documentos podem assumir características distintas quanto aos aspectos físicos e de apresentação, sendo:

Suporte – diz respeito ao material sobre o qual as informações são registradas. É a base física dos documentos. Exemplo: Filme de nitrato, papel.

Formato – configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. Exemplo: caderno, cartaz, dispositivo, folha, mapa, etc.

Gênero – é o ajuste que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo. Exemplo: documentação audiovisual.

Espécie – configuração que um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Exemplo: boletim, certidão, declaração, relatório, ata.

Tipo – configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Exemplo: boletim de ocorrência, boletim de frequência e rendimento escolar.

Quer aprender mais sobre gestão de documentos e arquivística? A Abeline está oferecendo um curso grátis com 100 horas de aula.

CONFIRA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO GRÁTIS:

1°: Introdução
2°: Gestão de documentos
3°: Objetivos da gestão de documentos
4°: Classificação de documentos
5°: Métodos de classificação de documentos
6°: Avaliação documental
7°: Introdução ao estudo dos arquivos
8° Módulo: Roteiro para organizar arquivos
9°: Modelo de plano arquivístico
10°: Escolha das instalações e equipamentos
11°: Sistemas e métodos de arquivamento
12°: Método alfabético
13°: Método Geográfico
14°: Métodos numéricos
15°: Método numérico cronológico e o método digito terminal
16° :Método por assunto e o método Variadex
17°: Arquivística e Informática
18° : Preservação digital
19° :GED e microfilmagem de documentos
20°: Arquivos especiais
21°: Dicas de conservação e organização de documentos

Para se cadastrar e fazer o curso, não tem custo nenhum. Caso queira o certificado o aluno terá que pagar uma taxa referente ao mesmo.

Para acessar a página com o curso e realizar a inscrição, clique no link abaixo:

cursosabeline.com.br

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